segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa


A pesquisa é definida como um processo de investigação sistemática com o objetivo de estabelecer os fatos. Nas ciências sociais, existem basicamente dois métodos mais populares de Investigação - A investigação qualitativa e pesquisa quantitativa. Em alguns estudos, a pesquisa qualitativa tem uma vantagem sobre o seu homólogo, enquanto em outros a pesquisa quantitativa é melhor. É muito importante para compreender a diferença entre a investigação qualitativa e quantitativa, a fim de determinar qual o método seria útil para estudar uma tendência particular.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

Qual destas duas métodos é para ser usado depende de uma série de factores subjacentes, incluindo as propriedades do sujeito e do objectivo da pesquisa. Mesmo que você pode usar ambos os métodos, um após outro em estudos de ciências sociais, apoios financeiros ou de tempo não pode permitir que você optar por ambos. Em tais circunstâncias, a comparação entre os dois pode ajudar a fazer a escolha mais fácil para você.

Pesquisa Qualitativa

O objetivo da pesquisa qualitativa é reunir em um entendimento profundo do comportamento humano, a fim de descobrir as razões que tornam a pessoa se comportar dessa forma particular. Este tipo de investigação se baseia mais na qualidade em vez da quantidade. Quando se trata de tomada de decisão, este método se concentra mais em responder a perguntas como 'por que' e 'como', ao invés de restringir a perguntas como "o quê". O número de amostras estudadas neste método são bastante menor em comparação com o número de amostras estudadas na investigação quantitativa. Na pesquisa qualitativa, o resultado final é mais frequentemente com base nos estudos de algumas amostras, e hipótese é formada na base destes conclusões gerais.

Pesquisa Quantitativa

O objectivo da pesquisa quantitativa, por outro lado, é o de desenvolver modelos matemáticos e formular teorias, e empregar a mesma para obter os resultados finais. Este método concentra-se na investigação de propriedades quantitativas e ao fenómeno, bem como a relação entre os dois. Este tipo de investigação se baseia mais em quantidade e números, que na qualidade e detalhes. Os resultados neste caso são derivados a partir de análise numérica e estatísticas. Ao contrário da pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa tem um número maior de amostras.

Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Em termos de comparação entre pesquisa qualitativa e quantitativa, a principal diferença é o fato de que o primeiro é restrito a um grupo menor, mas vai para os detalhes, enquanto a posterior envolve uma exposição a um grande grupo sem entrar em detalhes. Diferenças de pesquisa mais qualitativa do outro e quantitativa giram em torno deste fato. O número de participantes em pesquisa qualitativa é muito menos do que o número de participantes em pesquisa quantitativa, devido ao fato de que a investigação na pesquisa qualitativa leva muito mais tempo quanto ele ganha em detalhes sobre o assunto. Isto também significa que o tempo consumido na pesquisa qualitativa com poucos indivíduos e menos de análise é muito menor em comparação com o tempo consumido para a pesquisa quantitativa que investiga uma parte maior do universo. Os resultados obtidos com a pesquisa qualitativa tem mais chances de ser tendencioso como este método de pesquisa é aberta a diferentes interpretações. Alguns argumentam que a pesquisa qualitativa é mais confiável que o pesquisador coloca em mais esforços na compilação dos dados, enquanto outros argumentam que o método quantitativo é mais confiável quanto maior parte do universo está sujeito a investigação.

Esta foi uma breve informação sobre a diferença entre os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Como mencionamos anteriormente, estes dois métodos de pesquisa de mercado pode até mesmo ser usado um após o outro. Por exemplo, você pode optar por método de pesquisa qualitativa em primeiro lugar, e siga o mesmo com método quantitativo para verificar os resultados da primeira. Por último, existem casos em que um método de investigação tem uma clara vantagem sobre o outro, e, portanto, você não pode demitir qualquer um dos dois como ineficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário